Avaliação de um Programa em Moçambique. Cuidados Comunitários para Crianças Vulneráveis num Programa Integrado de Crianças Vulneráveis e Cuidados Domiciliares


PDF document icon SR-14-100-PO.pdf — PDF document, 1,137 kB (1,164,390 bytes)

Author(s): Cannon M, do Nascimento N, Chariyeva Z, Foreit K

Year: 2014

Avaliação de um Programa em Moçambique. Cuidados Comunitários para Crianças Vulneráveis num Programa Integrado de Crianças Vulneráveis e Cuidados Domiciliares Abstract:

O Programa de Cuidados Comunitários (PCC) financiado por USAID/Moçambique é um projeto de cinco anos (2010-2015) que visa fortalecer a resposta ao HIV e SIDA, apoiando especificamente órfãos e crianças vulneráveis (COV) e a prestação de serviços de cuidados domiciliares (CD) para as pessoas que vivem com HIV e SIDA (PVHIV), em sete províncias focais através de uma rede de organizações  comunitárias de base (OCB). Antes do PCC, o apoio a COV e CD geralmente tinha sido fornecido por diferentes activistas (agentes comunitários) e/ou diferentes organizações de base comunitária, mesmo quando o mesmo agregado familiar tinha COV e clientes de CD. Com o PCC  que oferece um apoio integrado a COV com prestação de CD, um único activista daria apoio integrado a todas as pessoas que vivem com o HIV (PVHIV), COV, e mulheres pré/pós parto residentes no  agregado familiar através dos CD, bem como apoiaria agregados familiares que têm apenas um tipo de beneficiário (por exemplo, agregados familiares com crianças vulneráveis mas nenhum cliente de CD). A integração dos serviços e dos  prestadores de serviços envolveu a elaboração de um cronograma de visitas com base nas pessoas que necessitam de cuidados mais freqüentes e aqueles que necessitam de cuidados menos frequentes (fases dos cuidados "intensivos" vs "manutenção").

Os parceiros esperavam que esta abordagem integrada iria oferecer um modelo mais eficiente de prestação de serviços. USAID/Moçambique pediu a MEASURE Evaluation para avaliar o modelo integrado para entender melhor o que a integração dos serviços de CD e de COV significa para os COV beneficiários.

Encontramos consenso sobre a mais valia de ter um activista prestar serviços a todos os clientes em um agregado familiar para a eficiência dos serviços que oferece, inclusive o apoio integral aos agregados familiares, o potencial de redução de custos e a capacidade integrada do activista para alcançar COV que podem não ter sido alcançadas anteriormente.

This publication is also available in the following language:
English